sexta-feira, 6 de junho de 2008

Terapia

Alguma coisa de menina perdida e assustada ao entrar nessa sala, a maioria das pessoas que buscam pscicólogos são infelizes, suicidas e aqueles que não tem amigos de verdade para poder contar seus problemas. Amigos ou amantes. E era por conta de um antigo amante que ela estava entrando nessa sala.

- Bom dia.
- Bom dia.

A sala é bonita, lembra um pouco as salas de terapias de filmes antigos, uma estante cheia de livros, parede pintada de um lilás suave, uma orquídea em um vaso transparente (que ela imagina que não combina com o visual retro) e duas poltrona reclináveis.

- Pensei que teria um divã.
- Você pode encostar se quiser, a cadeira reclina para trás.
- Você não deveria ter um rosto do Freud por aqui?
- Prefiro essa imitação de Mantisse.
- Eu também.

Ela se senta e tenta encostar o corpo na poltrona, mas não se sente à vontade. Então se inclina para frente e mantêm as mãos nos encostos e depois as enlaça. Olha nervosa para o homem sentado a sua frente e nota que sua barba possui duas listras brancas, como um tigre. Mantêm os olhos presos ali, mexe nervosa o cabelo e então olha para a orquídea no vaso.

- Essa flor sempre me pareceu muito com uma vulva.
- Todas que você já viu?
- Sim. Essa ou qualquer outra me lembra muito uma buce... Vulva. Me lembra uma vulva.
- ...
- Já estou sendo analisada só por dizer isso não é? Droga... isso quer dizer que sou lésbica ou algo do tipo? Eu não sou. Quer dizer... Já me senti atraída por algumas mulheres, na verdade acho mulheres bonitas. As mulheres são mais sinceras nesses termos. Os homens podem achar outros homens bonitos, mas nunca dizem isso. Na verdade os homens nunca dizem nada do que pensam.
- Algum deles em especial?
- Não. Todos são mentirosos notórios. Uns grandes filhos da puta. O que acaba sendo uma ironia eu estar marcando uma consulta com um deles não é? Há, há, há... Olha, talvez eu tenha aceitado ter feito essa consulta pelo fato de você só querer me escutar ao invés de trepar comigo.
- Mas mesmo assim você veio a minha sala e desistiu duas vezes antes de entrar.
- Sim. E mesmo assim você cobrou pela consulta. Acho isso importante. Na verdade acho que você é o único homem sincero que eu conheci. Os outros não têm coragem de estar comigo, eles pousam em minha vida e logo depois vão embora, sempre estão sufocados, pressionados, assustados. Eles têm medo de estar ao meu lado.
- Por que você acha isso?
- Não sei! Eles que precisam de psicólogos. Não eu. Mas mesmo assim estou pagando essa consulta cara aonde você apenas lança perguntas para mim. É isso que vocês aprendem em uma faculdade? Quatro anos de faculdade para lançar perguntas e cobrar 220 reais por hora?
- Não. Após quatro anos de faculdade estou sentado a sua frente, tentando entender suas reações em relação às perguntas e montar o tratamento adequado a você. Na verdade a grande responsável pelo tratamento é você mesma. Quanto ao pagamento das sessões, era a forma de obrigar que entrasse na sala ao invés de partir mais uma vez.
- ...

- Por que você acha que têm medo de estar com você mesma?

Um comentário:

Mah disse...

tem gente que realmente precisa de terapia.

eu nunca acreditei nisso. a magia da vida, pra mim, é desafiar a si, superando barreiras, dores e traumas.

mas tem muita gente que tem medo. muito medo.