quarta-feira, 16 de abril de 2008

Exames

Todas essas salas de espera de clínicas são iguais. Um bebedouro, cafezinhos aguados, revistas semanais que o bom senso te impede de ler, poltronas confortáveis e um quadro de algum artista anônimo de um shopping qualquer.

- O senhor pode entrar. O Dr. Rogério o aguarda na sala 3. Fica à esquerda.

Aonde eles encontram essas atendentes? Todas amáveis, bem vestidas e com um penteado que lembra tias, independente de que ela tenha 20 ou 40 anos. Na verdade, atendente de clínicas particulares são as únicas mulheres que não tem idade alguma.

- Bom dia. Por favor, senhor Mariano, sente-se.

Sua sala é como todas as outras de médicos. Absurdamente limpa, branca, uma caminha ou maca, alguns livros na estante, o clássico diploma na parede, mais um quadro ridículo e uma mesa estéril, sem vida e sem fotos.

- Gostou do quadro? Meu filho que fez.

Certo, não era de shopping, ponto para o médico. Peraí? Filho? Esse homem tem um filho e ainda por cima a coragem de admiti-lo a mim? O que mudou desde a última vez que estive aqui e era apenas Senhor Mariano e Doutor Rogério?

Ele mexe em sua pasta, me encara duas vezes e pergunta se estou me sentindo bem, se desejo um copa de água. Sim, lógico! Hoje sai os resultados dos exames.

- Bem... Encontramos uma pequena mancha em seu estômago. Mas ainda não sabemos exatamente o que é.

Uma mancha? Acredito que seja bem diferente de encontrar uma mancha em uma mesa. Que porra de informação é essa?

- Bem, ela deveria estar aí?

- É exatamente o que estamos tentando descobrir.

- Tentando descobrir?

- Na verdade iremos fazer mais alguns exames para termos certeza do que estamos enfrentando.

O restante da conversa eu não prestei muita atenção. O termo enfrentar me diz que é uma batalha e as possibilidades médicas em combater são sempre hediondas.

Enquanto ele falava, fiquei apenas lembrando dos três dias seguidos que estou vomitando e cagando sangue. Não gosto de médicos.

- Enquanto aguardamos os demais exames, seria melhor o senhor cortar a bebida, o cigarro, comidas gordurosas e o café.

Não... eu simplesmente odeio médicos.

Nenhum comentário: