terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Dia de samba ou dia do samba?

Estou me emocionando fácil por tudo que bate, vibra, movimenta quadris de moças e criar suor hoje. Acordei ouvindo sambinhas. Passei o dia ao som de Noel e entrei a tarde com Moreira, Clara Nunes, Paulinho, Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Chico Buarque, Bezerra, Cartola e hoje no desânimo que me atingia pelo morrer do samba... vem em vozes novas de Maria Rita, Mart’Nália e Marcelo Camelo (ponto para você Mah).

Adoraria ser um mestre do bom som como meus amigos. Tenho para mim dois grandes guias que não somente gostam de samba, mas tem em seu dia-a-dia, sua pessoa e modos tudo que ele compõe. Deve ser por isso que gosto tanto dos dois e vivo aprendendo um pouco a cada encontro.

De Gabriel meu irmãozinho de Panamá, carrego com orgulho os passos do “tranca”, no bebericar da cachaça, o cortejo maroto para as moças e o som matreiro de Moreira da Silva e o poeta da Vila marcado para sempre no nome Noel.

De Maíra Brito... Ah, essa mulher é o samba de uma forma que apenas as mulheres são. É o sorriso, molejo, graça e sagacidade em respostas. É quem me passa Vanessa da Mata, Mart’Nália, Cartola e até mesmo me convenceu a parar de olhar torto para o Camelo.

O samba é meus amigos mais próximos, é rir, dançar, beber cerveja em bares, nas umbigadas com namoradas e sentar na mesa do Tartaruga com os amigos de minha mãe, bebendo cerveja e dançando até ir dormir com o ritmo latejando em minhas coxas.

É um dia em homenagem ao samba e principalmente para uma menina ruiva que dividiu sua vida comigo por três anos e me mostrou que minha cidade estava dentro de mim, mesmo me escondendo dela em flanelas e pôster de bandas.

3 comentários:

mombasca disse...

... mas anda fugindo do tranca, como quem se esconde da chuva. o que vai ser? cuidado com a minha navalha, ela é afiada e entra fundo na carne, desliza como a seda, que tira o fio dos meus inimigos. mas relaxa, minha navalha não mata, causa ferimentos somente na alma. não desafio mais, vai alegar cansaço, ou qualquer embreaguês... mas se está cansadinho, o que fazes no samba? e, se está no samba, é claro que vai estar bêbado! mas deixe, deixe... estou aperfeiçoando com uma baiana de pechêra perigosa, parece que corta até armadura de casimira dura. tira essa lâmina enferrujada e coloca o chapéu, meu amigo, porque quem corre do tranca corre do samba!

Amanda Carvalho disse...

É escutar samba e lembrar de ti né Eduardo! Sua cara tudo isso.... quero nem ver a gente no show.. já te falei paulista não sabe sambar!

Mah disse...

Camelo d e t o n a!!!!

já era. vc virou um camelo boy!


"samba...a gente não perde o prazer em cantar...."